Você está aqui: Página Inicial Pesquisa Orientação Dicas para preparar trabalho acadêmico

Dicas para preparar trabalho acadêmico

Monografias

Com relação à preparação do documento (monografia, dissertação ou tese), consulte o Manual de Normalização produzido por nossa aluna Benildes Coura M. S. Maculan, a quem agradeço desde já por esse importante trabalho de sistematização.

Deseja refletir sobre o plano de uma boa monografia? (não é suficiente para uma dissertação). Então procure responder as perguntas abaixo:
  1. Quais são as perguntas que você quer responder com a monografia?
  2. Por que essas perguntas são importantes e relevantes?
  3. Como você vai responder as perguntas e como você irá convencer aos outros (seus leitores) que suas respostas são válidas e adequadas (Metodologia ou Plano do Trabalho)?
  4. Qual a bibliografia?

Como elaborar uma boa introdução?

Introdução (2 a 3 páginas)

A introdução não deve ter mais do que 2 ou 3 páginas (seja objetivo) e deve estar balanceada, contendo seus elementos nos seguintes parágrafos (estes parágrafos não devem ser numerados nem conter subtitulos):

  • Contexto & Problema (até 3 parágrafos sobre o contexto do trabalho)
  • Justificativa (por que o problema é importante e merece ser objeto do trabalho, o que está em jogo? "venda o peixe" para o leitor!)
  • Objetivos (apenas o geral, e/ou também os especificos)
  • Plano do trabalho (no Capítulo 1 será feito isso, no Capítulo 2 será feito aquilo, etc...)

Entre os parágrafos "Objetivos" e "Plano do trabalho", ao final das atividades vale voltar e acrescentar ai alguma contribuição que pode ser atribuída ao seu trabalho.

Não deixe de consultar a norma ABNT

Procure também avaliar seu trabalho

A questão da metodologia

Acho que essas transparências ajudam a compreender a natureza filosófica dos métodos aplicados na pesquisa em Ciência da Informação. http://informationr.net/tdw/publ/ppt/ResMethods/sld013.htm

Leia esse trabalho e procure relatar sua pesquisa nos termos da classificação proposta pelo prof. Wilson.

Ademais, presume-se que vc tenha escolhido tal ou tal método, ou métodos, por serem os mais aptos a lhe fornecer os dados necessários a argumentação da sua hipótese de trabalho inicial. Assim, é importante tentar justificar, em um parágrafo pelo menos, a escolha.

Dissertações

Cuidado especial com a definição do projeto de pesquisa. - premissas (pressupostos) - Hipóteses - Objetivos - Metodologia

Não procure a perfeição dos resultados da pesquisa de maneira neurótica desde o início do processo (Não se trata de um trabalho de engenharia. Assim aceite a complexidade natural de qq trabalho de pesquisa).

Busque relatar os problemas que enfrentou durante o processo de pesquisa, como caminhos iniciados que nao se mostraram interessantes, ou frutiferos; correcoes de rumo realizadas durante a pesquisa. Coloque essas discussões em uma Seçao "Contribuições" que deve existir ao final de cada cap do Referencial. Além disso, nessas seções vc deve ainda justificar os cap que vêm depois. Um bom trabalho de pesquisa é um trabalho bem "amarrado".

Metodologias: Aqui as coisas podem ser bem diversificadas. O que mais vale é a coerência no processo que será utilizado para tentar se atingir os objetivos.

As vezes é desnecessário aplicar questionários/entrevistar pessoas para se obter as informacoes da pesquisa. Pode-se apenas coletá-las em documentos e entrevistar pessoas-chave (umas 10 pessoas) e até utilizar um software de análise qualitativa. Muitas vezes não é necessário fazer análises quantitativas.

Elaboração de Pesquisas com questionários?

Veja o trabalho: "Escalas de Mensuração de Atitudes: Thurstone, Osgood, Stapel, Likert, Guttman, Alpert." de Tânia Modesto Veludo de Oliveira FEA-USP.

Outras dicas

Dicas para revisão do texto (do mestrando Renato Fabiano):

  • Verifique se pode reduzir o tamanho do texto, tornando-o mais curto e objetivo;
  • Evitar termos imprecisos, que envolvem julgamentos de valor, como: importante, muito, pouco, bastante, ótimo, bom, ruim;
  • Retirar palavras erradas ou estranhas, como: informacional;
  • Colocar o título original, bem como o nome do tradutor e o ISBN de todos os livros;
  • Revisar todo o texto buscando frases mais simples, diretas e curtas;
  • Evitar referências a manuais.
  • Referências a padrões, como por exemplo o UML e padrões ABNT também devem ser feitos preferencialmente aos originais;