Você está aqui: Página Inicial Pesquisa Orientação Dicas para a apresentação (defesa)

Dicas para a apresentação (defesa)

Para refletir sobre as transparências e a forma de apresentação do trabalho acadêmico.

 

Quanto ao uso de textos longos demais; Tudo certo, se você lida bem com isso.
Porém, dependendo da sua forma de apresentar, isso pode ser uma armadilha e em geral é o caso. Você pode ficar confuso entre duas atividades: ler e, ao mesmo tempo explicar com suas próprias palavras. Lembre-se ainda que para ler, você terá que virar a cabeça para o lado oposto ao público. E isso por si só já é negativo.
Para que a apresentação fique boa, você deverá mostrar ao público que dominou o tema. Dessa forma, simplesmente ler todas as transparências está fora de questão; fica muito chato. Qualquer pessoa apresenta qualquer trabalho se for apenas para ler as transparências.
Note que o público de qualquer forma não as lerá, pois ele estará prestando atenção na sua fala e é difícil ler e ao mesmo tempo prestar atenção me você. Se você não vai ler e o público também não vai ler... para que servem textos longos nas transparências?
É, sem sombra de dúvida, melhor colocar frases curtas que te remetem aos pontos fundamentais de cada transparência e imagens reveladoras da situação referida na transparência. Imagens causam em geral bons resultados.
Eventualmente, em uma ou outra transparência você pode pedir permissão ao público para ler, declarando preocupação com a precisão. Isso vale para algumas definições, por exemplo.
Por enquanto é isso.